Início Áreas de conhecimento Comunicação e Design Profissionais de comunicação: a importância do trabalho durante a pandemia

Profissionais de comunicação: a importância do trabalho durante a pandemia

0
104

Você sabe quais profissões ganharam destaque e se tornaram fundamentais durante a pandemia? Além dos profissionais da saúde e de TI, quem atua na área de comunicação também ganhou o merecido reconhecimento. Afinal, os jornalistas, por exemplo, garantem a informação correta e a propagação de alertas essenciais para superar esse período tão delicado.

Os últimos acontecimentos fizeram dos profissionais e da própria área uma das mais importantes e promissoras do mercado. Também pudera: os meios e as ferramentas de comunicação tiveram um crescimento disparado em número de acessos e de consumo. Afinal, tornaram-se a única ligação possível e indicada entre famílias, amigos, empresas, instituições de ensino, lojas e clientes.

De acordo com a InfoMoney, em meio à pandemia do coronavírus, o setor de comunicação digital cresceu exponencialmente, mas os meios tradicionais não ficam para trás: de acordo com um levantamento realizado pelo Acontecendo Aqui, a população está em busca de notícias veiculadas na TV e rádio. Giovana Alcantara, diretora comercial da Kantar Ibope Media, lembra que esse aumento está associado diretamente à quarentena. “Em média, os indivíduos estão assistindo 41 minutos a mais de TV durante a semana e 1h26 nos finais de semana. Essa evolução é percebida em vários perfis de público e gêneros de programação, com destaque para o jornalismo: 79% da população considera a TV o meio mais confiável para obter informações sobre o coronavírus”, reitera.

Os profissionais de comunicação são responsáveis pela produção, direção, edição e apresentação de informações e conteúdos para o público e podem assumir funções em diversas áreas, como audiovisual, educomunicação, jornalismo, produção cultural, publicidade e propaganda, rádio e TV, estudos de mídia, relações públicas, gestão de informação e muitas outras.

Durante a pandemia, o trabalho desses profissionais ganhou ainda mais força, importância e muitas outras ramificações. Atualmente, é necessário estar atento para garantir que nenhuma fake news seja divulgada para a sociedade. Segundo a Aberje, “a comunicação, com suas ferramentas de monitoramento, clipping, contatos internos e externos, precisa assumir sua posição de receptor e filtro de seleção das informações oficiais para a empresa. Ainda mais neste mundo repleto de fake news, que se potencializam com o pânico das pessoas”, finaliza.

Assim como em outras áreas, com o crescimento do setor de comunicação, o mercado também passa por alterações e as vagas pertinentes ficam cada vez mais disputadas. Por isso, se você já faz parte do time de profissionais desse segmento ou sonha em fazer, desenvolver habilidades e conhecimentos de forma constante e consistente é fundamental para seu sucesso no mercado de trabalho.

Conheça aqui alguns cursos de EAD que você pode fazer durante a pandemia, para otimizar seu currículo e atualizar conhecimentos na área de comunicação e em muitas outras.

Ah, não esqueça que a escolha da instituição de ensino é fundamental para seu sucesso.

Leia também: 7 motivos para você não desistir de seu curso de Pós-Graduação em tempos de coronavírus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui