Início Áreas de conhecimento Business School Procura por peritos é alta no mercado de trabalho

Procura por peritos é alta no mercado de trabalho

0
59

O mercado na área de perícias judiciais e extrajudiciais e avaliações está aquecido. Embora pouco conhecidas, a perícia e avaliação são atividades sociais muito necessárias, tanto para o judiciário brasileiro nas esferas estadual e federal quanto para as empresas públicas e privadas que precisam de análise pericial.

Profissionais especializados, portanto, são bastante procurados por seus conhecimentos e habilidades nas áreas financeira, econômica, contábil e atuarial no desenvolvimento de perícias judiciais e extrajudiciais. O trabalho desses profissionais, portanto, tem importância social significativa.

O que faz um perito?

Primeiramente, é importante destacar que toda pessoa com curso superior pode ser perito. Peritos são cidadãos comuns que são convocados para esclarecer questões técnicas e científicas de determinado processo. Sua responsabilidade é realizar laudos que são utilizados como provas em demandas forenses.

Geralmente, os peritos trabalham em perícias que transcorrem em sua área de atuação. Por exemplo, médicos fazem perícias de medicina; administradores, contadores e economistas fazem perícias de cálculos financeiros e cálculos trabalhistas e assim por diante.

Essa atividade pode ser ainda mais atraente pelo fato de não exigir dedicação em tempo integral: a perícia pode ser exercida como um serviço extra, paralelamente a alguma outra função profissional. Ou seja, é um meio interessante não só de ajudar a sociedade como também de complementar a renda.

Economia e contabilidade

Esse é um campo com grande procura por peritos. Profissionais especializados são designados para produzir laudos de avaliação econômica, contábil, contratos bancários e particulares, tributário, trabalhista e previdenciária. Eles podem, inclusive, trabalhar como administradores judiciais, acompanhando a lista de credores e presidindo a assembleia de credores.

Achou interessante? Você pode aprofundar esses conhecimentos e se tornar um especialista em Perícia e Avaliação: Econômica, Contábil e Atuarial.

Leia também: Como posso me atualizar às demandas do mercado de trabalho?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui