Início Áreas de conhecimento Engenharias Obras de pequeno porte exigem conhecimentos multidisciplinares

Obras de pequeno porte exigem conhecimentos multidisciplinares

0
81

Não são somente as grandes obras da construção civil que precisam de cuidados técnicos e um acurado acompanhamento profissional. Igualmente, as obras de pequeno porte dependem de planejamento para serem bem sucedidas. Esse fato, somado ao crescimento do setor, vem aumentando a procura por profissionais habilitados para a execução de projetos de pequeno porte.

“O profissional que planeja e executa uma obra deve ter conhecimentos de diversas áreas”, explica o professor Adriano Dorigo, coordenador da Pós-Graduação em Arquitetura e Execução de Obras de Pequeno Porte da Universidade Positivo. De acordo com ele, essa é uma atividade inter e multidisciplinar, a qual requer o entendimento de todos os aspectos envolvidos.

Isso passa por três diferentes tipos de conhecimento: técnico (relativo aos projetos de arquitetura e engenharia e à execução da obra propriamente dita); comportamental (coordenação de equipes e pessoas envolvidas); e estratégico (compras, controle financeiro e gerenciamento do processo construtivo como um todo). “Quanto mais capacitado for o profissional, mais seguro e eficiente ele será em sua atuação”, completa.

Há muitas variáveis que devem ser consideradas no planejamento e na execução de uma obra. Por exemplo, o profissional precisa entender que cada construção exige determinado conhecimento, o qual varia conforme o porte, o uso e a tipologia da edificação, entre outras características. Além disso, cada etapa da obra exige o domínio de técnicas específicas: da concepção do projeto (passando por questões legais) à execução.

Segundo Dorigo, o sucesso de uma obra depende da combinação e harmonia entre planejamento e execução. “Isso requer a participação de diferentes profissionais e, sobretudo, de alguém que tenha a visão do todo para coordenar e gerenciar adequadamente o processo”. É necessário, portanto, que o empenho de todos convirja para que nada saia errado e o planejamento seja concretizado.

Mercado em ascensão

O mercado de pequenas obras apresenta-se como um caminho natural para jovens profissionais. “Aquele que estiver adequadamente capacitado para enfrentar os desafios do futuro perceberá que esse é um campo de atuação interessante e duradouro”, analisa o professor. Os dados indicam as tendências de ascensão dessa área no país.

Já em 2018, as obras de pequeno porte encabeçavam a recuperação do setor da construção civil, em plena retomada do crescimento econômico no Brasil. E 2019 chegou para reforçar essa melhoria, mostrando que as pequenas obras representam uma faixa significativa em termos de geração de trabalho e renda. A expectativa é de que o aquecimento volte a acontecer quando a crise de Covid-19 acabar, pois há bastante demanda por obras dessa categoria no país.

Que tal se tornar esse profissional especializado do qual o mercado precisa? Saiba mais sobre a Especialização em Arquitetura e Execução de Obras de Pequeno Porte da Universidade Positivo.

Leia também: Como a Especialização pode influenciar suas conquistas?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui