Início Áreas de conhecimento Engenharias Obras de pequeno porte exigem conhecimentos multidisciplinares

Obras de pequeno porte exigem conhecimentos multidisciplinares

Não são somente as grandes obras da construção civil que precisam de cuidados técnicos e um acurado acompanhamento profissional. Igualmente, as obras de pequeno porte dependem de planejamento para serem bem sucedidas. Esse fato, somado ao crescimento do setor, vem aumentando a procura por profissionais habilitados para a execução de projetos de pequeno porte.

“O profissional que planeja e executa uma obra deve ter conhecimentos de diversas áreas”, explica o professor Adriano Dorigo, coordenador da Pós-Graduação em Arquitetura e Execução de Obras de Pequeno Porte da Universidade Positivo. De acordo com ele, essa é uma atividade inter e multidisciplinar, a qual requer o entendimento de todos os aspectos envolvidos.

Isso passa por três diferentes tipos de conhecimento: técnico (relativo aos projetos de arquitetura e engenharia e à execução da obra propriamente dita); comportamental (coordenação de equipes e pessoas envolvidas); e estratégico (compras, controle financeiro e gerenciamento do processo construtivo como um todo). “Quanto mais capacitado for o profissional, mais seguro e eficiente ele será em sua atuação”, completa.

Há muitas variáveis que devem ser consideradas no planejamento e na execução de uma obra. Por exemplo, o profissional precisa entender que cada construção exige determinado conhecimento, o qual varia conforme o porte, o uso e a tipologia da edificação, entre outras características. Além disso, cada etapa da obra exige o domínio de técnicas específicas: da concepção do projeto (passando por questões legais) à execução.

Segundo Dorigo, o sucesso de uma obra depende da combinação e harmonia entre planejamento e execução. “Isso requer a participação de diferentes profissionais e, sobretudo, de alguém que tenha a visão do todo para coordenar e gerenciar adequadamente o processo”. É necessário, portanto, que o empenho de todos convirja para que nada saia errado e o planejamento seja concretizado.

Mercado em ascensão

O mercado de pequenas obras apresenta-se como um caminho natural para jovens profissionais. “Aquele que estiver adequadamente capacitado para enfrentar os desafios do futuro perceberá que esse é um campo de atuação interessante e duradouro”, analisa o professor. Os dados indicam as tendências de ascensão dessa área no país.

Já em 2018, as obras de pequeno porte encabeçavam a recuperação do setor da construção civil, em plena retomada do crescimento econômico no Brasil. E 2019 chegou para reforçar essa melhoria, mostrando que as pequenas obras representam uma faixa significativa em termos de geração de trabalho e renda. A expectativa é de que o aquecimento volte a acontecer quando a crise de Covid-19 acabar, pois há bastante demanda por obras dessa categoria no país.

Que tal se tornar esse profissional especializado do qual o mercado precisa? Saiba mais sobre a Especialização em Arquitetura e Execução de Obras de Pequeno Porte da Universidade Positivo.